O Projeto

Esse blog é um espaço onde compartilho o processo de construção do trabalho ‘Serra da Ermida 357’ que foi selecionado no edital ProAc nº 16/2015 – Artes Visuais (Livro de Artista) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Em 1990 o Brasil passou por um pacote econômico que consistiu no confisco das aplicações bancárias da população, denominado Plano Collor. Suas medidas abusivas abalaram a sociedade, faliram famílias e empresários, levando muitas pessoas ao suicídio. Abordando questões sobre vida e morte, ausência e permanência, o trabalho se desdobra em uma trilogia em formato de livro, apresentado como produto final de um processo.

No primeiro volume eu refaço o caminho trilhado pelo avô de meu filho, sigo o local onde cometeu suicídio e nesse percurso apresento minhas impressões de um lugar cheio de histórias que me fazem refletir sobre as escolhas que tomamos em nossa vida; depois, partindo de fotos encontradas em minha casa, reconstruo cronologicamente a história desse homem num ‘álbum’ em que todos os familiares são encobertos ou retirados; no terceiro volume, busco fotos e notícias de jornais de 1990 contextualizando o momento sócio-político vivenciado naquela época.

Aqui você encontrará textos e imagens sobre o processo de criação, fotografias, gravuras, além do pdf do livro disponível para download gratuito.

O livro encontra-se à venda no site da Fotô Editorial:

http://www.fotoeditorial.com/produto/serra-da-ermida-357/

Também estamos no Facebook e Instagram. Você pode nos acompanhar por lá.

https://www.facebook.com/serradaermida357/

https://www.instagram.com/ermida_357/